Prefácio
Nota Breve
A tradição da sua utilização e o seu valor
Breve História Geológica
Caracterização Tecnológica
Fichas de Caracterização
Bibliografia Geral
Ficha Técnica








Casa construída com xisto
(Beira Alta)

 
  inexistência de um verdadeiro "Catálogo de Rochas Ornamentais Portuguesas", contendo reproduções fidedignas das rochas com valor industrial acompanhadas de uma adequada descrição das suas características físicas, mineralógicas, químicas e tecnológicas, era considerada uma lacuna de tomo que originava prejuízos evidentes à Indústria Nacional do sector das rochas naturais.

Razões várias, entre as quais avultavam as de natureza metodológica e tecnológica, foram sucessivamente impedindo e adiando o lançamento, por parte da antiga Direcção-Geral de Geologia e Minas, de acções neste âmbito embora, desde há alguns anos, figurasse, nos planos de actividade do Laboratório desse Organismo do Estado, um projecto dessa índole.
Face à situação e à conjuntura existentes, decidiu o então Director-Geral de Geologia e Minas, em finais de 1981, dar prioridade à execução deste projecto, sob a coordenação do Laboratório. Neste sentido, implementaram-se, de imediato e em conjunto com outros sectores daquela DGGM, as acções necessárias à elaboração de um catálogo geral das rochas ornamentais do País.

Salientamos aqui, com agrado, a colaboração prestada por grande parte dos industriais do sector das rochas ornamentais, os quais se aperceberam facilmente do interesse do trabalho que nos propúnhamos desenvolver.

0 Catálogo agora divulgado em versão online, correspondente a uma segunda fase do trabalho planeado, engloba, tal como a versão precedente, os tipos de rochas ornamentais mais representativos e em exploração - dentre granitos, mármores, calcários e xistos- esperando-se que, sempre que necessário, possa ser completado com a inclusão dos dados concernentes a novas rochas susceptíveis de interesse económico. Na situação actual, a versão informatizada reveste-se da maior importância prática, se tivermos particularmente em conta os esforços que vêm sendo desenvolvidos no sentido de se incrementar a exportação dos nossos produtos e as tentativas que se promovem visando a certificação da qualidade das matérias-primas e dos produtos em pedra natural.

O presente trabalho pretende cobrir, simultaneamente, aspectos científicos, técnicos e comerciais. Indubitavelmente que se trata de um documento de trabalho inovador no âmbito dos recursos minerais do País, pois pela primeira vez se vê adoptada, entre nós, uma linha metodológica que abrange temas que interessam directamente à exploração (elementos geológicos e estruturais das pedreiras) e, a jusante, aos sectores que procedem à transformação bem como aos prescritores e utilizadores em geral e à comercialização, que passarão a dispor de um instrumento de consulta interactiva,o qual, assente numa estrutura de metadados concebida a partir dos elementos disponíveis, lhes permitirá simular opções e proceder à selecção dos tipos litológicos desejados ou mais adequados a cada fim.

Pensamos que os objectivos perseguidos foram alcançados cabendo-nos agradecer a todos os que, com competência e dedicação, possibilitaram a concretização desta obra.

Deseja-se agora, tão só, que esta variante do Catálogo de Rochas Ornamentais possa ter ampla divulgação, facilitando o melhor conhecimento e utilização da nossa vasta gama de pedras naturais. Por certo que daí advirão significativos benefícios para a indústria do sector, nomeadamente no plano dos mercados interno e externo, com os consequentes reflexos positivos para a economia do nosso País. A consecução de tal desiderato constituirá recompensa suficiente para todos quantos empenhadamente colaboraram neste trabalho.